* Campanha Contra o Sarampo *
   

A Vigilância Epidemiológica do município de Taubaté convoca as pessoas para prestarem atenção aos sintomas suspeitos de sarampo. O alerta vem antecipar que a população procure atualizar sua situação vacinal. Assim, é importante efetuar a imunização antes do período de férias, em que há grande circulação e deslocamento de pessoas e propicia o transporte do vírus. O alerta se deu por um caso positivo da doença, notificado em janeiro, na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. A vitima era um rapaz de 20 anos que havia estado em dezembro de 2012 na Flórida (EUA).

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. A circulação do vírus ocorre em diferentes partes do mundo, como a Europa, Ásia, Oceania e África. Somente neste ano, segundo a Secretaria de Saúde estadual, há informações de circulação intensa no Reino Unido, Congo, Uganda e Paquistão. Além do intenso trânsito internacional, interestadual e intraestadual de pessoas, em julho deste ano teremos no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude Católica, com a participação de cerca de 40 mil jovens vindos de todas as partes do mundo. Por conta do encontro, do retorno das férias de verão e do início do ano letivo escolar, a orientação é manter a imunização atualizada já que a doença viral é altamente transmissível. A doença e seus sintomas O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, dores no corpo, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. O agravamento da doença se dá com a inflamação no ouvido, pneumonia e encefalite. O tratamento tem objetivo básico de aliviar os sintomas, com indicação de repouso, ingestão de líquido, alimentação leve, limpeza dos olhos com água morna e uso de antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade. Imunização A vacina tríplice viral, usada na prevenção contra o sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. No calendário básico de vacinação a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e a segunda entre 4 e 6 anos. Para quem nunca se imunizou e possui entre 7 e 19 anos, a recomendação é que recebam duas doses com intervalo de 30 dias. As pessoas entre 20 e 50 anos não vacinadas devem receber ao menos uma dose. O sarampo é uma doença potencialmente grave e pode matar pessoas que não foram imunizadas. Gestantes infectadas podem sofrer aborto ou parto prematuro. Como a vacina contra o sarampo é constituída de vírus vivos atenuados, não pode ser aplicada em gestantes e pessoas portadoras do vírus HIV. O Horário de vacinação nos PAMOS édas 08h00 às 10h30 é das 13h00 às 15h30. No PAMO Central é das 08h00 às 16h00.

Segue abaixo lista dos locais que realizam a imunização:
Vila Marli - Rua Ismênia de Mattos Ribas, 106 Três Marias I - Rua Armando de Moura, 290 Três Marias II - Avenida Prof. Gentil de Camargo, 1247 São Pedro - Rua Marechal Rondon, 374 Bosque da Saúde - Rua Dona Nina Moreira, 75 Marlene Miranda - Rua Doze, 15 Belém - Rua Maria Rita Basso, 180 Baronesa - Rua Monsenhor Antônio Vieira, 89 Cidade Jardim - Rua Manoel Humaitá Duran, 241 Independência - Avenida Independência, 1640 Bonfim - Rua Juta Fabril, 29 Novo Horizonte – Avenida Francisco Monteiro, 45 Santa Teresa - Rua Antônio S. Lobo, 1364 Quiririm -Rua João Botossi, 150 Parque Aeroporto - Rua Dinorah Pereira Ramos, 363 Planalto - Rua Hélio Zamith, 166 Estiva - Praça Antônio Lucci, 60 Esplanada Santa Terezinha - Rua A, 30 Mourisco – Rua Francisco Escobar, 389 Santa Isabel - Rua José Martins Ronconi, 151 Jaraguá - Rua João Monteiro de França, 86 Gurilândia - Rua Tico-Tico, 61 Ana Rosa - Rua Antônio Vieira da Maia, 431 São Carlos - Rua Francisco A. S.Tóffuli, 201 Registro - Rodovia Oswaldo Cruz, s/nº PAMO Central - Rua Vicente Costa Braga, 51, Jardim das Nações
Compartilhar essa informação:


   


© Todos os Direitos Reservados - Copyright 2018
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desse site.

Desenvolvido por Fábrica5